Teoria Hipodérmica e o meio social
- Mix Comunicação Integrada
- 18 de out. de 2016
- 2 min de leitura
A Teoria Hipodérmica é uma das principais teorias do Paradigma Funcionalista Pragmático e é um modelo chave dentre tantos outros na Teoria da Comunicação.
Ela é uma subdivisão na Comunicação de Massa atuando sobre um grupo de pessoas aparentemente iguais, que usufrui de diferentes ambientes, mas que provem também de três características comuns. Sendo a passividade do receptor a principal característica, ou seja, o emissor (aquele que codifica a mensagem) manda a mensagem (informação) que afetará os receptores (aqueles que descodificam a mensagem) igualmente, sendo eles os receptores passivos.
Por conta passividade do receptor essa teoria é também conhecida como Teoria da Bala Mágica. Sendo que a mensagem é a “bala” que de fato penetra o indivíduo sem nenhuma dificuldade. Assim como uma agulha que injeta informações individuais ou em grupos.
Tendo por base o comportamento Behaviorismo e outros pensamentos como Gestalt, essa Teoria tem por virtude alienar e manipular grupos por meio da Comunicação de Massa. Com seu estilo comportamentalista induz os receptores passivos a agir de acordo com a sua necessidade, manipulação esta que vem do emissor da mensagem.
A teoria foi estudada em meados do século XX, sendo que seus conceitos foram elaborados pela Escola Americana Positivista, que tinham como base pensamentos empíricos e científicos. Neste contexto histórico é importante destacar que essa corrente teórica foi extremamente utilizada em períodos para exaltar as artimanhas da propaganda, para que os receptores sentissem a necessidade de proteger/ajudar o seu país, sendo muito utilizada no período de guerra, como descreveu Harold D. Laswell. Como exemplo temos Adolf Hitler que utilizada de toda a sua influência para manipular uma nação a seguir seus ideais.
Deste modo, pode-se dizer que essa teoria está devidamente ligada as formas de dominação social e de interesses do próprio emissor, que normalmente estão ligados a economia e/ou política.
Atualmente essa mesma manipulação acontece vinda das mídias, principalmente de emissoras de televisão, as quais transmitem somente aquilo que lhes convém, fazendo assim com que os telespectadores recebam a notícia do modo que prevaleça a sua influência.
Diante de uma teoria de grande influência, fica difícil hoje em dia em nosso meio social, não ser influenciado com informações de persuasão, que a todo o momento trazem conteúdos de diversos assuntos, gerando assim o que é certo ou errado, como agir ou não agir. São esses e tantos outros questionamentos que a sociedade vive a cada nova “injeção, ou bala”, que entra em nossas cabeças, deixando-nos a cada dia mais alienados.

*Imagem autoral - Criada por Gabriela Carlis
Comments