top of page

SIGA

A transformação através de interesses

  • Foto do escritor: Mix Comunicação Integrada
    Mix Comunicação Integrada
  • 18 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Sandro Takeshi Munakata da Silva é o autor do livro ¨ teorias da comunicação nos estudos de ralações públicas¨ que reuni teorias de diversos autores a partir de seu entendimento. Entre elas, esta a Teoria dos Usos e das Gratificações compõe o Paradigma Funcionalista Pragmático, que abrange os aspectos envolvidos na comunicação em massa. A teoria em questão, tem como referência estudiosos como Elihu Katz (1926-) escritor de livros a respeito da comunicação interpessoal assim como Jay Blumler (1924-), que procuram entender o que as informações precisam conter para interessar os indivíduos e chegam a ideia de que tudo se deve ao entretenimento. Por isso, o conteúdo televisivo atende muito bem a essa teoria.

É importante destacar, que o receptor, nesta corrente, é ativo e busca as informações conforme as necessidades pesquisadas por tais autores, sendo essas o “Entretenimento” como distração para a tensão cotidiana, “Relacionamento pessoal” como companhia e assuntos para socializar, “Identificação projetiva” como a busca por identificar opiniões semelhantes e “Vigilância e fiscalização” como uma maneira de vigiar todos as novidades do mundo instantaneamente.

Deste modo, a televisão é o meio de comunicação que se encaixa nessa corrente teórica por cumprir todos os aspectos das necessidades do receptor. Por conta da acessibilidade e variações de modelos nos dias atuais, alcança quase toda a população, conseguindo assim uma comunicação em massa onde o telespectador está vulnerável a absorção dos conteúdos. Além disso, programas de auditório, aos finais de semana, como “Domingão do Faustão” ou do Silvio Santos, proporcionam e entretenimento com conteúdos descontraídos e humorísticos que conquistou tamanha audiência do público-alvo (trabalhadores com rotinas cansativas). Devido a tamanha diversificação de programação em canais abertos e privados, o telespectador tem acesso ao conhecimento sobre todas as áreas de atuação, proporcionando o que a teoria busca: assuntos para socializar com qualquer grupo de pessoas contribuindo para o “Relacionamento pessoal”. Dentre essas programações, é inevitável a procura pela “Identificação projetiva”, ou seja, assistir algo que exponha a mesma opinião de quem assiste, como canais religiosos. Por fim, cumpre a última necessidade “Vigilância e fiscalização” quando traz “ao vivo” notícias de todos o mundo, nos jornais diários e faz com que o receptor saiba de tudo que esteja acontecendo em tempo real.

Elihu Katz

Americano e sociólogo, Elihu Katz passou a maior parte de sua vida estudando e pesquisando sobre comunicação tendo como foco principal a interação entre os meios de comunicação, conversa, opinião e ação na esfera pública. Na década de 60 este judeu também foi responsável por auxiliar o governo de Israel a introduzir a TV aberta no país e em 2010 atuava como professor de sociologia em Jerusalém.

Para que pudéssemos constatar com veracidade a escolha do meio de comunicação, foi realizada uma entrevista com 20 indivíduos com a idade entre 41 e 90 anos, com questões que colocavam em pauta a opinião dos telespectadores a respeito das informações assistidas. É importante destacar que a idade foi critério crítico para a escolha dos indivíduos, pois assim, podemos perceber a inserção desse meio influenciável na comunicação e sua credibilidade desde os tempos em que a televisão era algo incomum, até os dias atuais.

Quando questionados a respeito do acesso às informações antes da aquisição da televisão, 80% das pessoas responderam que era o rádio que noticiava os acontecimentos e depois da inserção da televisão, 95% dos mesmos concordaram que tudo melhorou, já que as notícias do mundo inteiro e o entretenimento se concentravam em um lugar só. 75% dos indivíduos relataram que a televisão tem extrema importância atualmente, por conta da fácil acessibilidade. 65% dos entrevistados chegaram à conclusão de que se o conteúdo assistido for filtrado, a televisão traz muitos benefícios e por fim, 58% disseram que acreditam nas informações transmitidas.

REFERENCIAIS

http://www.uniblog.com.br/teoriasdacomunicacao/347136/elihu-katz.html

http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/teoriasdacomunicacao.pdf

 
 
 

Comments


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

bottom of page