top of page

SIGA

Uma mentira dita cem vezes se torna verdade

  • Foto do escritor: Mix Comunicação Integrada
    Mix Comunicação Integrada
  • 18 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

A história do nazismo e como ele ganhou força na Alemanha está diretamente relacionada à forma com que seus ideias foram expressos e apresentados para a população. A mídia e a propaganda exercem um poder significativo quando o assunto é formar opiniões de uma sociedade, e durante todo o período da segunda Guerra Mundial, não foi diferente. Além de direcionar pensamentos ideológicos, estes recursos andaram de mãos dadas com o governo alemão.

Aproveitando-se do momento frágil que pairava sobre a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial e a assinatura do tratado de Versalhes, iniciou-se uma série de propagandas trazendo conceitos nacionalistas, de superioridade de raça, anti-semita e instigando uma nova guerra como retaliação. Tudo isso atingia em cheio os alemães, uma vez que a ideologia nazista era implantada de forma natural e aceita pela grande parte da população. Quando se inicia a Segunda Guerra Mundial, liderada por Hitler, a manipulação das manchetes já estava presente e com força total, fazendo com que seus ataques, fossem reportados como atos de auto-defesa, camuflando sua real intenção de expansão social e erradicação de raças inferiores.

Joseph Goebbels é o grande nome difusor de notícias falsas e distorcidas no período nazista. Ele era o ministro da propaganda Alemã e sabia o quanto era eficaz os meios de comunicação em massa. O plano era fazer com que através de todos esses meios, a ideologia nazista fosse implantada com êxito. Utilizou-se de curta-metragem, notícia de jornal, rádio entre outros recursos para manipular grande parte da população. Ao comando de Adolf Hitler, o plano de aniquilação dos judeus e todos aqueles que não se enquadrassem na visão de raça pura, fora aprovado e nomeado como “solução Final”.

O governo ocultava os reais acontecimentos do holocausto e o povo tinha conhecimento do que ocorria em seu país somente pelo viés nazista, pois não possuía acesso às informações internacionais, logo, os indivíduos que ali viviam, não sabiam das dimensões de crueldade que ocorriam durante o genocídio. O holocausto era maquiado em todos os âmbitos, desde a instalação dos judeus nos “guetos” – lugar onde estes eram confinados em precariedade, denominado para os alemães como lugar de “quarentena”; passando pela retirada dos mesmos destes lugares – utilizando palavras como “evacuando” nos caminhões de transporte, até a chegada dos judeus nos campos de concentração, onde estes eram obrigados a enviarem postais e cartas a seus familiares transpassando tranquilidade para que ninguém viesse à procura deles.

Podemos perceber que a utilização da mídia e os meios de comunicação em massa foram cruciais para a implantação e sustentação da ideologia nazista. A teoria da agulha hipodérmica retrata com clareza o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, pois esta afirma que há uma manipulação nas mídias, fazendo com que o receptor destas informações as receba como verdade absoluta, alienando-os. Como dizia Hitler e Goebbels, “uma mentira dita cem vezes, se torna verdade”. Agora uma mentira replicada cem vezes, em todos os meios de comunicação, se torna uma ideologia alienadora.

*Foto aquivo Google - http://www.philstar.com/author/Bong%20R.%20Osorio/COMMONNESS

*Charge autoral – Marcelo Rodrigues

Referencias

https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007822

https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005202

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/propagandanazista.htm

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/nazismo.htm

https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005151


 
 
 

Kommentare


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

bottom of page